10 dicas de saúde para o seu cachorro
Você sabe como funciona a higiene do cão e o quê é importante para a saúde e o bem-estar? Reunimos 10 dicas de saúde para o seu cachorro. Continue lendo e experimente!
Alimentação e cuidados do cachorro
Alimentar seu animal de estimação é uma rotina de higiene que deve começar quando ele ainda é um filhote. Se deve começar entre 6 e 8 semanas de idade e os alimentos sólidos devem ser introduzidos gradualmente na dieta dos animais. Ofereça apenas ração para cachorros até 1 ano de idade.
Neste período, também é importante fracionar e oferecer as refeições de 4 a 5 vezes ao dia. Isso é importante para ajudar seu animal de estimação a manter os níveis de açúcar no sangue e prevenir a hipoglicemia.
Cães adultos e idosos devem ser alimentados com rações adequadas à sua idade e tamanho. Além disso, existem rações medicamentosas sólidas e úmidas que foram especialmente desenvolvidas para apoiar a saúde de pequenos animais. Para uma alimentação mais completa, prefira a ração Super Premium. É rico em proteína animal e formulado com ingredientes selecionados e funcionais.
Prepare a casa para o bichinho
Evitar acidentes também está entre os cuidados necessários para que os cães mantenham a saúde e o bem-estar. Prepare sua casa ou apartamento antes de receber o pet. Telas podem ser instaladas em janelas e varandas para evitar quedas. Eles também podem ser usados em portões que dão diretamente para a rua para evitar fugas.
Guardas e cercados para cães são ótimos para restringir o acesso de seus animais de estimação a determinados espaços, como cozinha ou garagem. Confie nos tapetes para evitar escorregões e ferimentos em casas com pisos muito escorregadios. Retire medicamentos e plantas do alcance dos animais, eles podem envenenar o animal e causar a morte.
Cuidados com os cabelos
Cuidar da pelagem dos animais também faz parte dos cuidados com os cães. Escove seu animal de estimação pelo menos uma vez por semana para manter o pelo hidratado e evitar a queda excessiva. Cães de pelo comprido precisam ser escovados com mais frequência. Use escovas e raspadores para animais de estimação.
Além da escovação, há outro cuidado muito importante para a pelagem e pele do seu animal de estimação. O banho do cão deve ser feito apenas com produtos específicos para animais de estimação, como xampus, condicionadores e colônias. Nunca use produtos destinados ao uso humano, pois podem intoxicar seu cão e causar alergias.
Depois de dar banho em seu cão com produtos para animais de estimação, seque completamente o pelo do seu cão com uma toalha e secador de cabelo. Use o banheiro para cuidar dos ouvidos, olhos e higiene bucal do seu animal de estimação. Novamente, use apenas produtos veterinários, como: escova de dentes, pasta de dentes para animais de estimação e produtos para limpeza de olhos e ouvidos.
Vacina e Cuidados Veterinários para a saúde para o seu cachorro
Cães adultos devem ser vacinados anualmente com a vacina V10 ou V8. Quando se trata da saúde do seu cachorro essas vacinas são essenciais. Eles protegem o cão contra cinomose, parvovirose, leptospirose e outras doenças graves que podem levar à morte. Outra vacinação que deve ser realizada anualmente é a antirrábica. Imuniza contra a raiva, doença grave que pode ser transmitida ao homem.
Além desses dois usos básicos para manter os cuidados dos cães em dia, existem vacinas contra vermes, gripes e outras doenças. Consulte um veterinário e siga o protocolo de vacinação.
Cuidados com os Filhotes
Os cachorros requerem cuidados especiais dos seus donos. Entre os mais importantes está o protocolo de vacinação, que difere do adulto.
A vacina V10 ou V8, que protege o cão contra cinomose, parvovirose, leptospirose e outras doenças, deve ser administrada em 3 doses. A primeira cerca de 60 dias de vida, a segunda entre 81 e 90 dias e a última entre 111 e 120 dias de vida. Além disso, cada filhote deve ser vacinado contra a raiva em dose única. Os cachorros não poderão sair ou ter contacto com outros cães até 10 dias após a última dose de vacinação se estiverem totalmente protegidos.
Após 1 ano de idade as vacinas V10/V8 e anti-rábica serão precisam ser repetidos anualmente.
Vermífugos
Alguns medicamentos devem ser administrados regularmente ao seu cão. Um caso muito importante é a vermifugação. Esses remédios eliminam vermes que podem causar várias doenças em seu cão. O animal adoece com vermes principalmente em passeios na rua, mas mesmo aqueles que não saem de casa devem ser tratados com medicamentos. A transmissão também pode ocorrer através da comida ou mesmo se ele lamber ou comer algo do chão.
Os vermífugos possuem diferentes dosagens que variam de acordo com o peso do cão, portanto consulte um veterinário para determinar o período de tempo que duração determinam o vermífugo ideal para o seu animal de estimação.
Doenças do cão
Cada raça de cão tem necessidades específicas e também é propensa a certas doenças. Portanto, antes de decidir qual raça você quer ter em sua casa, você deve pesquisar bastante e entender todas as características comportamentais e de saúde.
Algumas raças são propensas à obesidade, então os professores devem redobrar a atenção e lanches fora. Por exemplo, outras raças são mais propensas a lesões ósseas e requerem cuidados especiais se o terreno for muito escorregadio
Além disso, o comportamento varia de uma raça para outra, tornando alguns animais mais aptos a conviver com crianças enquanto outros não se dão bem por conta própria e ainda há quem precise de muita atividade física. O tutor precisa conhecer muito bem os seus animais de estimação e fornecer formas de proporcionar-lhes melhor saúde e bem-estar.
Repelente de pulgas e carrapatos
Os cuidados preventivos de saúde também incluem o uso frequente de repelentes de pulgas e carrapatos. Esses medicamentos são responsáveis por manter seu pet livre de pulgas, carrapatos, piolhos e mosquitos e por prevenir diversas doenças.
As pulgas estão disponíveis na forma de coleiras, conta-gotas, sprays e até medicamentos orais e têm diferentes durações de açao. Converse com seu veterinário e decida o que funciona melhor para seu animal de estimação.
Ele tem bebido água?
O bebedouro do seu cão está cheio? É muito importante que a tigela de água do seu animal de estimação esteja sempre cheia de água fresca.
Também é aconselhável limpar a caixa de água do seu cão diariamente para remover quaisquer impurezas que possam prejudicar o seu animal de estimação.
Estresse
Bem-estar físico e mental compõem a higiene do cão que todo dono deve ter. Devido à vida agitada dos cuidadores, muitos animais de estimação desenvolvem estresse e comportamentos indesejáveis, como B. Mastigação, latidos incessantes e xixi inapropriado.
Para cuidar da saúde mental dos animais de estimação, é importante compreender o comportamento animal e organizar a vida diária de uma forma que se adapte a eles e suas necessidades sejam equivalentes. Por exemplo, animais inquietos precisam de exercício e atenção. Isso pode ser recriado através de longas caminhadas, dias no jardim de infância ou na escola, brincadeiras antes de ficar sozinho e brinquedos interativos.
Os brinquedos interativos são projetados para manter o animal de estimação entretido enquanto o dono está fora ou fora de casa. Você pode brincar não apenas distrair, mas também apoiar a atividade física de seus animais de estimação.