Por que a educação física é tão importante
Enquanto alguns podem considerar a aula de ginástica um período de segunda categoria para as crianças desabafarem e preencherem algum tempo no dia escolar, os benefícios são bastante intrigantes. Desde a melhoria da saúde física e emocional até a promoção de habilidades sociais, essas aulas de educação física precisam de mais notoriedade
A atividade física pode ter um impacto significativo em pessoas de todas as idades, mas é particularmente importante para crianças em idade escolar. À medida que as crianças crescem e aprendem, esta é uma faceta do seu desenvolvimento que não deve ser menosprezada. É tão benéfico, de fato, que as escolas deveriam ter o tempo obrigatório de educação física (EF) embutido em seu currículo, se ainda não o fazem.
Benefícios físicos
É um conhecimento bem documentado que exercitar-se por pelo menos 30 minutos diariamente é uma ótima maneira de se manter fisicamente saudável. A saúde física pode retardar o aparecimento de doenças e aumentar estatisticamente a expectativa de vida. Aulas diárias de educação física, particularmente no ensino fundamental e médio, são uma ótima maneira de manter os adolescentes ativos que, de outra forma, poderiam começar cedo a um estilo de vida sedentário.
Com esta aula incorporada ao seu dia escolar, os alunos não precisam se envolver em atividades extracurriculares ou se inscrever em uma academia para atingir esse nível diário recomendado de exercícios. Isso não é apenas conveniente para eles enquanto são estudantes, mas também estão aprendendo muitas habilidades por seu treinador e professor, o que provavelmente os incentivará a continuar participando dessas atividades ao longo da vida muito além do ensino médio.
É claro que a saúde física contribui para viver mais, mas também pode ser uma causa para melhorar a qualidade de vida. A atividade física é vital para promover a saúde a longo prazo. Também contribui para benefícios para a saúde além do sentido físico.
Também pode ter efeitos positivos na saúde mental. Isso está se tornando ainda mais importante para os estudantes, porque a saúde mental é uma questão alarmante para os jovens, principalmente durante a pandemia.
Benefícios psicológicos
Não é segredo que muitos adolescentes passam por fases em que lutam com problemas de autoimagem corporal. O ganho de peso pode ser um grande problema para os jovens, fisicamente falando e psicologicamente, o que pode contribuir para problemas de saúde mental.
O exercício regular realizado nas aulas de educação física pode combater esse problema. O exercício também tem outros benefícios para promover a saúde mental, como redução do estresse, melhora do humor, melhor auto-estima e aumento do estado de alerta mental. Tudo isso beneficia os alunos de maneiras altamente positivas.
Em uma época em que os alunos estão lutando com a saúde mental em um ritmo alarmante, as aulas de educação física certamente podem ajudar a combater esse grande problema. A pandemia causou tantos problemas de estudantes e adultos em lidar com mitigações e mandatos governamentais. Os adolescentes já tinham uma alta taxa de problemas de saúde mental antes da pandemia. Ainda assim, as recentes estratégias de pandemia do COVID-19 pioraram os problemas mentais existentes entre os alunos e criaram novos em outros.
É mais importante agora do que nunca encontrar maneiras de conter esses problemas. Exigir que os alunos tenham 30 minutos de atividade diária por meio da aula de educação física pode auxiliar os alunos em seus mecanismos de enfrentamento e reduzir a depressão e os pensamentos suicidas.
Benefícios Sociais e Emocionais
Certamente existem algumas características que os jovens podem desenvolver mantendo-se ativos, o que é outro benefício da educação física nas escolas. Muitos atletas podem ter a oportunidade de desenvolver suas habilidades de liderança sendo ativos e em equipe. Fazer parte de uma equipe é algo que quase todo mundo um dia terá que experimentar. As aulas de educação física são estruturadas e organizadas com atividades em equipe, preparando os alunos para situações de equipe da vida real.
Eles podem desenvolver suas habilidades sociais com colegas de classe e provavelmente também aumentarão seu desempenho acadêmico. Ser fisicamente ativo e trabalhar em direção a metas ou pontos de referência, principalmente em equipe, também pode criar confiança. À medida que os relacionamentos se formam ao fazer parte de uma equipe, a aceitação dos colegas certamente seguirá o exemplo, juntamente com a capacidade de ter empatia pelos outros.
Como a Educação Física mudou devido ao COVID e como se ajustar
A pandemia revolucionou a forma como fazemos as coisas nas escolas. Embora o ano letivo de 2020-2021 tenha sido um desafio incrível, os educadores estão lentamente descobrindo como se adaptar. No início, as aulas de educação física não eram as mesmas . Os vestiários foram fechados, então usar uniformes de PE não era mais a norma. Brincar com equipamentos e brincar com outras pessoas também não foi incentivado desde o início.
Lentamente, as coisas começaram a mudar. Quando os esportes e as atividades extracurriculares estavam voltando ao normal, isso permitiu que as aulas de ginástica seguissem o exemplo. Enquanto as aulas foram adaptadas e quase em um ano letivo sabático no ano passado, as coisas estão se aproximando do normal este ano. Algumas escolas ainda exigem o uso de máscaras em ambientes fechados, mas usar uniformes de educação física, acessar armários e brincar com equipamentos não são mais barreiras em muitas escolas. Isso vem como um grande alívio para aqueles que gostam de esportes e atividades físicas.
Por muito tempo, as comunidades foram despojadas de coisas que eram uma grande parte de nossas vidas. Crianças e adultos ficaram muito desapontados quando os esportes e atividades escolares foram temporariamente interrompidos. Não apenas as crianças se divertem com as atividades, os pais e membros da comunidade também gostam de assistir a essas atividades. As aulas de educação física podem despertar um certo interesse nos alunos, que o carregarão por toda a vida.
Idealmente, essas atividades promoverão estilos de vida saudáveis entre os pós-graduados nas próximas décadas, fazendo um forte argumento para que as aulas de educação física sejam tão importantes quanto os cursos acadêmicos no PK-12.
Interessado em trabalhar com estudantes e educação física? Confira nossos programas de pós-graduação em coaching disponíveis!